quinta-feira, 9 de julho de 2020

Amore e Psiche - Antonio Canova

“Psique revivida pelo beijo de Cupido”(italiano: Amore e Psiche) é uma escultura do artista italiano Antonio Canova. Conservada no Museu do Louvre, em Paris, França.  Considerada uma obra-prima da escultura neoclássica, mostra os amantes mitológicos em um momento de grande emoção, característico do movimento emergente do romantismo. Representa o deus Cupido no auge do amor e da ternura, imediatamente após despertar a Psique sem vida com um beijo. A história de Cupido e Psique é retirada do romance latino de Lucius Apuleius, The Golden Ass. Canova esculpiu Cupido e Psique com grande delicadeza e elegância, denotando uma grande paixão. Canova representou o "Amor" em duas vertentes: Ternura e paixão carnal. Psiquê, segundo o mito, era uma princesa tão linda que todos os habitantes do seu reino lhe prestavam homenagens como se fosse uma deusa. Tomada pela inveja, Vênus, a deusa do amor e da beleza, ordena a seu filho, Cupido, a punição de tamanho atrevimento. Ocorre que o jovem deus também se encanta com a formosura daquela mortal e sucumbe a uma paixão incontrolável.  Descrição: A escultura retrata o momento em que Cupido envolve Psique num abraço sensual e delicado, e os braços entrelaçam-se. A luz, que incide no mármore branco e polido, cria um aspecto de leveza, maciez e contraste deslizante sobre os corpos esguios e desnudos. Cupido, em pouso, ainda com as asas erguidas, está atrás de Psique. Assentada sobre uma base com aspecto rochoso, Psique está recostada sobre um drapeado, parte das pernas e o sexo estão cobertos por um manto. Cupido, com o braço esquerdo envolve o peito da amada e com a mão oculta-lhe o seio, a outra mão, apoia-lhe a cabeça solta para trás. Miram-se. Psique eleva os braços em arco, as mãos alcançam os alinhados cachos no topo da cabeça de Cupido. A aproximação dos lábios denotam o momento antes do beijo.
“Psique revivida pelo beijo de Cupido”(italiano: Amore e Psiche) é uma escultura do artista italiano Antonio Canova. Conservada no Museu do Louvre, em Paris, França.
Considerada uma obra-prima da escultura neoclássica, mostra os amantes mitológicos em um momento de grande emoção, característico do movimento emergente do romantismo. Representa o deus Cupido no auge do amor e da ternura, imediatamente após despertar a Psique sem vida com um beijo. A história de Cupido e Psique é retirada do romance latino de Lucius Apuleius, The Golden Ass. Canova esculpiu Cupido e Psique com grande delicadeza e elegância, denotando uma grande paixão. Canova representou o "Amor" em duas vertentes: Ternura e paixão carnal. Psiquê, segundo o mito, era uma princesa tão linda que todos os habitantes do seu reino lhe prestavam homenagens como se fosse uma deusa. Tomada pela inveja, Vênus, a deusa do amor e da beleza, ordena a seu filho, Cupido, a punição de tamanho atrevimento. Ocorre que o jovem deus também se encanta com a formosura daquela mortal e sucumbe a uma paixão incontrolável.
Descrição: A escultura retrata o momento em que Cupido envolve Psique num abraço sensual e delicado, e os braços entrelaçam-se. A luz, que incide no mármore branco e polido, cria um aspecto de leveza, maciez e contraste deslizante sobre os corpos esguios e desnudos. Cupido, em pouso, ainda com as asas erguidas, está atrás de Psique. Assentada sobre uma base com aspecto rochoso, Psique está recostada sobre um drapeado, parte das pernas e o sexo estão cobertos por um manto. Cupido, com o braço esquerdo envolve o peito da amada e com a mão oculta-lhe o seio, a outra mão, apoia-lhe a cabeça solta para trás. Miram-se. Psique eleva os braços em arco, as mãos alcançam os alinhados cachos no topo da cabeça de Cupido. A aproximação dos lábios denotam o momento antes do beijo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário