terça-feira, 9 de fevereiro de 2021

A arte de Gildásio Jardim

A arte de Gildásio Jardim. Gildásio é um pintor do Vale do Jequitinhonha, morador da cidade de Padre Paraíso, e se destaca como um expoente da nova geração de artistas do Vale. Gildásio começou suas primeiras experimentações ainda criança, por vezes usando a estrada de terra como tela para seus primeiros desenhos.  O pintor foi desenvolvendo seu trabalho de maneira autodidata, brincando de criar suas próprias tintas e telas para retratar as vivências que o atravessavam.  As obras de Gildásio tem a característica marcante de terem como tela as coloridas chitas, tecido que é lembrança das roupas que os homens e mulheres do campo usavam em sua infância. O pintor relata que começou “a fazer telas com essas estampas com o objetivo de provocar uma fusão entre os personagens do meu universo com as cores que eles trazem na vestimenta”.    Descrição. Foto de Gildásio de perfil, sentado em uma cadeira com as pernas cruzadas. Ele  apoia a base da tela,  já encapada com tecido. À esquerda, a mão segura o canto superior da tela apoiada na coxa. A mão direita, pincela a pintura dos dedos de uma senhora que costura em frente a uma máquina preta antiga. A estampa do lenço amarrado na cabeça e o vestido da senhora, fundem-se com o fundo da tela com predomínio em azul claro e miúdas flores brancas. Gildásio, é um homem jovem de pele bronzeada, cabelos castanhos, nariz levemente arrebitado, e lábios médios; usa um boné preto, camisa verde escuro estampada por pequenas margaridas brancas misturadas por grandes girassóis com pétalas amarelas, miolo verde rodeado por nuances vermelhas. O pano de fundo, da foto é de um tecido de chita azul com pequenas margaridas brancas com miolo amarelo.

A arte de Gildásio Jardim. Gildásio é um pintor do Vale do Jequitinhonha, morador da cidade de Padre Paraíso, e se destaca como um expoente da nova geração de artistas do Vale. Gildásio começou suas primeiras experimentações ainda criança, por vezes usando a estrada de terra como tela para seus primeiros desenhos. O pintor foi desenvolvendo seu trabalho de maneira autodidata, brincando de criar suas próprias tintas e telas para retratar as vivências que o atravessavam. As obras de Gildásio tem a característica marcante de terem como tela as coloridas chitas, tecido que é lembrança das roupas que os homens e mulheres do campo usavam em sua infância. O pintor relata que começou “a fazer telas com essas estampas com o objetivo de provocar uma fusão entre os personagens do meu universo com as cores que eles trazem na vestimenta”.  

Descrição. Foto de Gildásio de perfil, sentado em uma cadeira com as pernas cruzadas. Ele  apoia a base da tela,  já encapada com tecido. À esquerda, a mão segura o canto superior da tela apoiada na coxa. A mão direita, pincela a pintura dos dedos de uma senhora que costura em frente a uma máquina preta antiga. A estampa do lenço amarrado na cabeça e o vestido da senhora, fundem-se com o fundo da tela com predomínio em azul claro e miúdas flores brancas. Gildásio, é um homem jovem de pele bronzeada, cabelos castanhos, nariz levemente arrebitado, e lábios médios; usa um boné preto, camisa verde escuro estampada por pequenas margaridas brancas misturadas por grandes girassóis com pétalas amarelas, miolo verde rodeado por nuances vermelhas. O pano de fundo, da foto é de um tecido de chita azul com pequenas margaridas brancas com miolo amarelo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário