terça-feira, 16 de setembro de 2014

O que fazer caso alguém tenha uma convulsão

 Descrição: No topo de um retângulo em letras maiúsculas pretas lê-se: SAIBA MAIS, em seguida em letras menores: O que fazer caso alguém tenha uma convulsão. À esquerda das ilustrações, inserido em parte de uma circunferência salmão lê-se: Como virar a pessoa que está tendo o ataque de maneira segura? Ao centro, quatro ilustrações numeradas de um à quatro em forma de semicírculo, dispostas de cima para baixo:  1: Homem estendido no chão com o braço esquerdo ao lado do corpo; à direita, uma mulher ajoelhada posiciona o braço direito do homem em forma de “L”; e ao lado lê-se: sujeito deitado de costas, flexione um dos braços da pessoas em convulsão.  2: A mulher posiciona o braço esquerdo do homem no ombro direito; e ao lado lê-se: apoie o outro braço da pessoa no ombro e segure. 3: A mulher mantem a posição do braço do homem no ombro direito com a mão esquerda e com a direita, flexiona o joelho esquerdo do homem, cruzando a perna esquerda sobre a outra; e ao lado lê-se: flexione o joelho do mesmo lado que o braço apoiado no ombro e vire a pessoa. 4: Homem com o corpo lateralizado; braço direito em “L”, mão à frente da cabeça apoiada pela mão esquerda; perna direita estendida e a outra em forma de “L”; ao lado lê-se: apoie a cabeça na própia mão da pessoa, essa é a posição lateral de segurança.  Nas laterais do retângulo ilustrativo há dois lembretes em fundo cinza com clips no topo e à esquerda dos quatro itens há setas triplas em vermelho. Na lateral esquerda de cima para baixo, lê-se: Sempre: 1: Libere a área e proteja a cabeça do paciente com algo macio. 2: Vire a pessoa de lado para ela não se engasgar com a saliva. 3: Facilite a respiração afrouxando colarinhos, gravatas e lenços. 4: Espere a crise passar. Caso dure mais de cinco minutos, chame um serviço de atendimento de urgência. Na lateral direita, lê-se: Nunca: 1: Tente segurar ou prender a pessoa, pois pode machuca-la. 2: Coloque objetos dentro da boca da pessoa. Puxar a língua pode fazer a pessoa decepá-la. 3: Carregue o paciente. 4: Dê nada para a pessoa tomar, comer ou cheirar logo depois da crise. Fim da descrição.

Descrição: No topo de um retângulo em letras maiúsculas pretas lê-se: SAIBA MAIS, em seguida em letras menores: O que fazer caso alguém tenha uma convulsão. À esquerda das ilustrações, inserido em parte de uma circunferência salmão lê-se: Como virar a pessoa que está tendo o ataque de maneira segura? Ao centro, quatro ilustrações numeradas de um à quatro em forma de semicírculo, dispostas de cima para baixo: 
1: Homem estendido no chão com o braço esquerdo ao lado do corpo; à direita, uma mulher ajoelhada posiciona o braço direito do homem em forma de “L”; e ao lado lê-se: sujeito deitado de costas, flexione um dos braços da pessoas em convulsão. 
2: A mulher posiciona o braço esquerdo do homem no ombro direito; e ao lado lê-se: apoie o outro braço da pessoa no ombro e segure.
3: A mulher mantem a posição do braço do homem no ombro direito com a mão esquerda e com a direita, flexiona o joelho esquerdo do homem, cruzando a perna esquerda sobre a outra; e ao lado lê-se: flexione o joelho do mesmo lado que o braço apoiado no ombro e vire a pessoa.
4: Homem com o corpo lateralizado; braço direito em “L”, mão à frente da cabeça apoiada pela mão esquerda; perna direita estendida e a outra em forma de “L”; ao lado lê-se: apoie a cabeça na própia mão da pessoa, essa é a posição lateral de segurança. 
Nas laterais do retângulo ilustrativo há dois lembretes em fundo cinza com clips no topo e à esquerda dos quatro itens há setas triplas em vermelho. Na lateral esquerda de cima para baixo, lê-se: Sempre:
1: Libere a área e proteja a cabeça do paciente com algo macio.
2: Vire a pessoa de lado para ela não se engasgar com a saliva.
3: Facilite a respiração afrouxando colarinhos, gravatas e lenços.
4: Espere a crise passar. Caso dure mais de cinco minutos, chame um serviço de atendimento de urgência.
Na lateral direita, lê-se: Nunca:
1: Tente segurar ou prender a pessoa, pois pode machuca-la.
2: Coloque objetos dentro da boca da pessoa. Puxar a língua pode fazer a pessoa decepá-la.
3: Carregue o paciente.
4: Dê nada para a pessoa tomar, comer ou cheirar logo depois da crise.
Fim da descrição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário